Identidade Cultural no Museu de História e Ciências Naturais em Além Paraíba - MG

A noite da segunda-feira dia 13 de novembro foi agitada culturalmente falando. A convite do senhor Carlos Torres Moura, nós da Associação de Capoeira Identidade Cultural tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho que estamos realizando com o Grupo de Pesquisa "Nos trilhos do Jongo" que visa a pesquisa, resgate e manutenção dessa dança tradicional do sudeste do Brasil, fortemente ligada ao Vale do Rio Paraíba do Sul, região onde nossa cidade se encontra.

A ocasião marcou um momento histórico para Além Paraíba pois celebrou a abertura da mostra permanente de duas obras do artista José Heitor no Museu de História e Ciências Naturais.

Obra "Os Músicos", agora em exposição permanente no Museu

Elisa Larkin, Carlos Torres Moura, José Alves Fortes e artista homenageado José Heitor

A roda de jongo e batuque, aconteceu na "rampa de embarque" da histórica estação de trem que hoje abriga o Museu, e está localizada no centro de Além Paraíba, Bairro Porto Novo. Na ocasião, fomos agraciados com a presença de Elisa Larkin Nascimento, amiga e incentivadora de longa data do trabalho do artista José Heitor. Elisa, é diretora do Instituto de Pesquisas e estudos Afro Brasileiros, o Ipeafro. 
Mestre Pinguim, Elisa Larkin e Contramestre Paula 

Nós da Associação de Capoeira Identidade Cultural temos em José Heitor um símbolo de resistência em nossa cidade e somos fãs da genialidade do artista. Na foto acima, nosso Mestre Pinguim, adquirindo em novembro de 2016, a coletânea de obras dele reunidas em um álbum patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura. 
Identidade Cultural no Museu de História e Ciências Naturais em Além Paraíba - MG Identidade Cultural no Museu de História e Ciências Naturais em Além Paraíba - MG Reviewed by Paula Lopes on 15:31 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.